Webinar “Acidentes Domésticos e de Lazer, um problema nos idosos e nas crianças”: continuam abertas as inscrições

17-11-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dia 29 de novembro, o primeiro webinar subordinado ao tema “Acidentes Domésticos e de Lazer um problema nos idosos e nas crianças”, com o objetivo de destacar esta temática pela sua importância para a Saúde Pública. Os interessados em participar nesta iniciativa, que visa ainda promover um espaço de partilha de experiências entre diferentes profissionais e unidades de saúde, deverão efetuar a sua inscrição até ao dia 28 de novembro.

De acordo com o programa da sessão, será abordado o processo desde os dados epidemiológicos até à intervenção nos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) e a relevância do sistema EVITA na compreensão da magnitude deste fenómeno de Saúde Pública, bem como outros temas como a ingestão de corpos estranhos em idade pediátrica e a caracterização epidemiológica das fraturas de fragilidade por queda, em Portugal. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até às 14:00 do dia 28 de novembro, através do seguinte formulário.

O sistema EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes), criado em 2000 e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, é um sistema de recolha e análise de dados sobre ADL que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Desenvolvido em estreita colaboração com a Administração Central dos Sistemas de Saúde, o EVITA dá continuidade ao sistema ADELIA (Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada).

Como principais objetivos de curto prazo do sistema EVITA, destaca-se a determinação de frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos. A longo prazo, estes objetivos passam pela identificação de situações de risco, bem como de produtos perigosos ou que propiciem a ocorrência de ADL. O sistema permite assim uma base de conhecimento para apoio da definição de políticas de prevenção baseadas na evidência.

imagem do post do Webinar “Acidentes Domésticos e de Lazer, um problema nos idosos e nas crianças”: continuam abertas as inscrições