SEMANA ABERTA DO INSA 2013 – MUSEU DA SAÚDE… QUE OBJECTOS?

29-12-2016

No âmbito da Semana Aberta do INSA, que em 2013 teve o mote “Fábrica de perguntas”, o Museu da Saúde desenvolveu uma atividade intitulada “Museu da Saúde… que objectos?”.

Associando-se dessa forma à iniciativa inserida nas atividades de Difusão da Cultura Científica, despertando a curiosidade dos estudantes do ensino secundário pelos temas de Saúde.

A atividade foi desenvolvida no dia 14 de Março e antecedeu a programação prevista pela Semana Aberta funcionando como momento de acolhimento ao público escolar.

A partir de três peças do Museu da Saúde, os alunos foram convidados a descobrir a sua função original e a relacionar esses objetos com outros, atuais, que os substituíram na sua função. Os três objetos foram apresentados um de cada vez e a partir deles foram desenvolvidos conceitos como: preservação do património científico e tecnológico, cuidados de higiene e cuidados médicos.

Nesse diálogo foram levantadas questões sobre o próprio objeto, suas características físicas, funções e usos. A atividade explorou ainda temas como o papel do Museu da Saúde, e também da Sociedade, na preservação da memória e identidade de profissões, práticas e saberes.

As peças apresentadas foram:

Escarrador
MS.EQP.00036
Escarrador público, objeto obrigatório em edifícios públicos, segundo as Postura Municipais de Saúde Pública no final do século XIX e início do século XX.

Autoclave

MS.EQP.00980
Modelo de autoclave do final do século XIX. Utilizado para esterilizar equipamento através de calor húmido sob pressão (121ºC por 15 a 20 min.), inventado por Charles Chamberland*, auxiliar de Louis Pasteur. Permitia diminuir o risco de contágio por doenças infecto-contagiosas. Construído por Leblanc, Georgi et Cie. (final do século XIX)
* Charles Chamberland (1851-1908) foi um químico associado a Louis Pasteur, de quem foi co-autor das primeiras vacinas contra o carbúnculo e a raiva, e ainda inventor, tendo criado os primeiros filtros de porcelana e a autoclave.

Imagens de autoclave actual

Estetoscópio

Estetoscópio em metal. Composto por um cilindro estreito e oco que apresenta numa das extremidades um cone que permite encostar o ouvido e auscultar, e na outra extremidade um circulo que permite apoiar ou encostar no paciente.

Estetoscópio, é um instrumento acústico que auxilia o médico a auscultar os ruídos internos do corpo humano, tais como ventilação pulmonar, batimentos cardíacos, movimentos intestinais além de ruídos fetais.

Também chamado de fonendoscópio, é um instrumento utilizado por diversos profissionais, como médicos e enfermeiros, para amplificar sons corporais, entre eles:

• Bulhas cardíacas;
  • Ruídos adventícios;
  • Ruídos Hidroaéreos.

Foi desenvolvido pelo médico francês René Laennec*, quando trabalhava no Hospital Necker, em Paris, em 1816.
* René-Théophile-Hyacinthe Laennec (17 de Fevereiro de 1781 – 13 de Agosto de 1826) foi um médico francês e o inventor do estetoscópio. Laennec nasceu em Quimper, na França, e estudou medicina no Hospital de la Chatité, em Paris, se formando em 1804. Ele inventou o estetoscópio em 1816, quando trabalhava no Hospital Necker.

imagem do post do SEMANA ABERTA DO INSA 2013 – MUSEU DA SAÚDE… QUE OBJECTOS?