Ricardo Assunção conclui doutoramento europeu em Ciências Veterinárias

27-07-2017

Ricardo Assunção, bolseiro do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, prestou provas públicas de doutoramento europeu em Ciências Veterinárias, dia 21 de julho, no Palácio Vimioso, da Universidade de Évora. A tese “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment” foi aprovada, por unanimidade, com distinção e louvor.

O trabalho de Ricardo Assunção teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas (idade inferior a 3 anos) a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças. A tese pretendeu ainda avaliar os efeitos tóxicos intestinais associados à exposição simultânea a micotoxinas e caracterizar o risco associado ao consumo de alimentos, coligindo resultados da avaliação da exposição, bioacessibilidade e toxicidade intestinal.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

“Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment” foi desenvolvida no DAN, sob orientação das Doutoras Paula Alvito e Elsa Vasco e da Doutora Elsa Leclerc Duarte, da Universidade de Évora.

imagem do post do Ricardo Assunção conclui doutoramento europeu em Ciências Veterinárias