Resutados preliminares de Inquérito Serológico Nacional apresentados em Congresso de Virologia

23-09-2016

A equipa responsável pelo Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 marcou presença no 19º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Virologia Clínica, que decorreu, em Lisboa, entre 14 e 17 de setembro, tendo apresentado três posters sobre o ISN. Além do desenho deste inquérito, foram divulgados resultados preliminares para a hepatite A e rubéola.

A equipa responsável pelo Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, apresentou três posters sobre o ISN no 19º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Virologia Clínica, que teve lugar no Hotel Altis, em Lisboa, de 14 a 17 de setembro. Os posters apresentados incidiram sobre o desenho do estudo e resultados preliminares para a Hepatite A e Rubéola.

“National Serological Survey – Portugal 2015-2016: study design”, “Anti-HAV IgG seroprevalence in Lisbon region residentes: preliminary results from the National Serological Survey 2015-2016” e “National Serological Survey – Portugal 2015-2016: rubella seroprevalence in a population-based sample of childbearing age women resident in the North, Lisbon and Algarve” foram os títulos das comunicações apresentadas.

Promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamento de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, o ISN 2015-2016 tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), bem como a prevalência de alguns agentes infeciosos virais e bacterianos com impacto e relevância em saúde pública, associados a infeções sexualmente transmissíveis. Este é o 3º inquérito a ser realizado em Portugal mas o primeiro a abranger todo o território nacional.

O ISN 2015-2016 tem um financiamento de cerca de 700 mil euros, dos quais 85 por cento são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública dos EEA Grants, e 15% pelo Estado Português. Os EEA Grants (European Economic Area Grants) destinam-se a apoiar iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

Para mais informações, consulte a área do Inquérito Serológico Nacional 2015-2016.

imagem do post do Resutados preliminares de Inquérito Serológico Nacional apresentados em Congresso de Virologia