Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023

24-11-2022

O Ministério da Saúde (MS) apresentou, dia 23 de novembro, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, um plano estratégico com medidas que preparam a resposta do Serviço Nacional de Saúde para os próximos meses, período de maior circulação de vírus respiratórios. O documento assenta numa abordagem multissetorial e reconhece a natureza complexa dos determinantes e das respostas em saúde adequadas ao período de inverno.

Apresentado pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, o Plano Estratégico do MS tem um foco particular na preparação e resposta de contingência, perante a continuidade e previsível intensificação da transmissão do vírus SARS-CoV-2, mas integra também as restantes infeções com maior incidência nas crianças e nos adultos durante a estação mais fria, nomeadamente a gripe e outros vírus respiratórios, as infeções respiratórias bacterianas na comunidade e as infeções transmitidas em contexto de prestação de cuidados de saúde.

O objetivo último desta estratégia é proteger a saúde de todos, minimizando a ocorrência de casos de infeções respiratórias, a necessidade de recurso aos vários níveis de cuidados de saúde, a perda de produtividade, as hospitalizações e as mortes, sendo, para isso, fundamental assegurar o normal funcionamento dos serviços e a capacidade de resposta a todas as situações de doença, assim como reforçar as atividades de promoção da saúde, tal como a comunicação efetiva com a população.

“Vigilância epidemiológica de infeções respiratórias e monitorização do sistema de saúde”, “Medidas de prevenção e contenção”, “Prestação de cuidados de saúde” e “Comunicação e envolvimento da comunidade” são os quatro eixos de ação deste plano, contemplando cada um deles objetivos e medidas específicas. Entre estas, destaca-se, por exemplo, a disponibilização no Portal do SNS de área dedicada à “Resposta Sazonal em Saúde”, para reforço da comunicação e promoção da literacia, com integração de informação e acessos digitais para cidadãos e instituições.

imagem do post do Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023