“PARCopedia”: a nova plataforma de conhecimento da Parceria Europeia para Avaliação de Riscos Químicos

23-11-2023

A Parceria Europeia para Avaliação de Riscos Químicos (PARC), da qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) faz parte, através dos seus departamentos de Epidemiologia, de Genética Humana e de Saúde Ambiental, acaba de lançar a plataforma PARCopedia. Aberta a toda a comunidade de avaliação de riscos químicos, esta ferramenta tem como objetivo a interação entre os utilizadores, fomentando a partilha de conhecimento e a troca de ideias e de pontos de vista, contribuindo assim para a inovação nesta área.

Na PARCopedia, investigadores, reguladores e legisladores que trabalhem na área da avaliação de riscos químicos poderão aceder a informações sobre produtos químicos, conceitos, métodos e atividades relacionadas com a inovação na avaliação de riscos químicos através da Wiki, bem como ficar a par de notícias, eventos e oportunidades de emprego através do painel de controlo da plataforma.

Os utilizadores da ferramenta terão ainda a possibilidade de utilizar o seu perfil na PARCopedia para partilhar informações com outros membros da comunidade e divulgar o seu trabalho e experiência, assim como participar em discussões com outros membros da comunidade nos grupos públicos e privados da plataforma. O registo é gratuito e pode ser feito em através deste link.

Contando com um orçamento total de 400 milhões de euros e cofinanciamento do atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte Europa, a PARC teve início em maio 2022 e terá a duração de sete anos, sendo um dos maiores projetos do género atualmente em curso na Europa. Para mais informações, consultar o site ou as redes sociais da PARC (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn).

Enquanto entidade colíder da PARC, o INSA é responsável pelo grupo de trabalho dedicado à comunicação, disseminação e sinergias (WP3), que tem como principal objetivo potenciar o impacto da PARC junto de grupos-alvo a nível nacional, europeu e internacional, através da divulgação dos resultados produzidos. Este grupo de trabalho visa ainda promover sinergias e colaborações com outras iniciativas científicas a nível nacional e internacional na área da avaliação de risco.

imagem do post do “PARCopedia”: a nova plataforma de conhecimento da Parceria Europeia para Avaliação de Riscos Químicos