NOVEMBRO 2020

02-11-2020

Fotografia do Hospital Joaquim Urbano. N.º de inventário: MS.01185.

Fotografia a preto e branco de um pavilhão dedicado às doenças infeciosas do Hospital de Guelas de Pau, no Porto. Trata-se de um registo realizado no âmbito de um inquérito nacional em parceria entre a Direção-Geral da Saúde e a Fundação Rockefeller.

O inquérito foi coordenado por Fausto Landeiro e Francisco Cambournac resultando na publicação O Sezonismo em Portugal (1933). No seguimento deste estudo, foi criado, em 1938, o Instituto de Malariologia, na localidade de Águas de Moura (Palmela), onde se encontra instalado o Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI) Doutor Francisco Cambournac.

O referido hospital, mais tarde designado de Hospital Joaquim Urbano, foi inaugurado em 1884 para socorro e isolamento de eventuais vítimas de cólera, epidemia que grassava em vários países da Europa. O Hospital foi posteriormente destinado ao tratamento de sucessivas epidemias e doenças infecciosas, cumprindo um papel determinante na defesa da saúde pública enquanto estrutura de isolamento.

imagem do post do NOVEMBRO 2020