Museu da Saúde promove exposição no Centro Comercial Colombo

19-07-2021

Está patente até dia 15 de agosto, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, uma exposição de cartazes alusivos à tuberculose, promovida pelo Museu da Saúde. O objetivo desta iniciativa é relembrar que a articulação entre os serviços de saúde e a sociedade é fundamental para superar os desafios que as emergências de saúde pública colocam, numa altura em que os temas relativos à saúde adquirem especial relevância.

Na exposição é possível observar cartazes editados entre as décadas de 1930 e de 1960, que procuravam sobretudo divulgar as campanhas nacionais de profilaxia e de angariação de fundos, desenvolvidas pela Assistência Nacional aos Tuberculosos (A.N.T.), com especial relevo para as campanhas de vacinação. Foram vários os artistas portugueses que se associaram à A.N.T., ilustrando os diversos cartazes com imagens apelativas e intuitivas, que ainda hoje são impactantes. Um conjunto de cartazes estrangeiros, com a mesma temática e do mesmo período, está também exposto.

O Museu da Saúde, criado em 2007, é uma unidade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e tem como objetivo preservar, inventariar e divulgar o património cultural português da saúde, que compreende objetos de natureza histórica, científica e artística. Por forma a cumprir esse desígnio, o Museu cataloga, preserva e expõe espólios no âmbito da saúde e organiza exposições temporárias, potenciando o estatuto assumido pelo Instituto Ricardo Jorge em inúmeras atividades desenvolvidas no cumprimento das suas atribuições.

Desde 2017, este património mostra-se na exposição “800 anos de saúde em Portugal”, patente no antigo edifício do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos. O Museu da Saúde disponibiliza ainda um espaço virtual, que agiliza o acesso à sua coleção, através da plataforma InWeb e da iniciativa “Peça do Mês” que, mensalmente, destaca um objeto do seu acervo.

imagem do post do Museu da Saúde promove exposição no Centro Comercial Colombo