Museu da Saúde – Peça do mês de novembro de 2023

29-11-2023

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), destaca como peça do mês de novembro uma maleta médica de campo para primeiros socorros, que contém um conjunto de frascos e recipientes para água oxigenada, álcool, mercurocromo e sulfamidas, aparos para vacinação, lamparina e lanterna. Foi utilizada no Serviço de Higiene Rural e Defesa Anti-Sezonática (SHRDAS) da Direção-Geral de Saúde.

Este Serviço foi criado na década de 1930, no contexto do reconhecimento político da malária como um problema de saúde a nível nacional. Para o estudo, controlo e tratamento da doença foram criadas duas entidades: o SHRDAS, assistência médica estatal para o tratamento e controlo da malária; e o Instituto de Malariologia, em Águas de Moura (Palmela), instituição estatal para a investigação da doença em Portugal.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do INSA e em instituições parceiras.

O Museu da Saúde mostra-se, desde abril 2017, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras, podendo ser visitada mediante marcação através do email museudasaude@insa.min-saude.pt ou do telefone (+351) 217 526 479.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de novembro de 2023