Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2022

19-06-2022

O Museu da Saúde seleciona como peça do mês de junho uma embalagem de Solu-salvarsan, medicamento utilizado no tratamento da sífilis, doença sexualmente transmissível causada pelo agente etiológico Treponema pallidum, identificado, em 1905, pelo zoólogo Fritz R. Schaudinn e pelo médico Paul E. Hoffmann. Durante séculos, os tratamentos para a sífilis foram desenvolvidos à luz dos conhecimentos vindos da Antiguidade Clássica, utilizando-se substâncias como a madeira de guaiaco e o mercúrio.

Só em 1909, o médico alemão Paul Ehrlich, depois de experimentar uma longa lista de produtos químicos, compreendeu que o dioxidiamino-arsenobenzol (composto do arsénico), ou simplesmente Salvarsan, era capaz de destruir a bactéria. Apesar da eficácia relativa e da alta toxicidade, ficou conhecido como “bala mágica”.

O tratamento eficaz para a sífilis surgiu apenas na década de 1940, quando John Mahoney, Richard Arnold e Ad Harris começaram a utilizar a penicilina, descoberta acidentalmente por Fleming em 1928. Até hoje, a terapêutica indicada para sífilis é a penicilina em forma injetável, conhecida como benzetacil.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e em instituições parceiras.

Gerido e promovido pelo INSA, O Museu da Saúde mostra-se, desde abril 2017, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras, podendo ser visitada mediante marcação através do email museudasaude@insa.min-saude.pt ou do telefone (+351) 217 526 479.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2022