Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2021

08-06-2021

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), seleciona como peça do mês de junho um retrato identificado como sendo do Papa Gregório X, chefe da Igreja Católica entre 1271 e 1276. Nascido Tebaldo Visconti (1210-1276) ficou conhecido pelo apoio dado ao ensino da medicina, nomeadamente na Universidade de Montpellier onde foi criada, em 1220, a primeira faculdade de medicina da Europa.

Gregório X foi ainda responsável pela escolha do português Pedro Hispano (1215-1277), futuro Papa João XXI (1276-1277), para médico da câmara papal e a sua elevação a cardeal (1274). Nesta pintura, Gregório X encontra-se representado a três quartos, com o rosto de perfil, envergando a indumentária papal.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e em instituições parceiras.

O Museu da Saúde mostra-se, desde abril 2017, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras, podendo ser visitada mediante marcação através do email museudasaude@insa.min-saude.pt ou do telefone (+351) 217 526 479.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2021