Museu da Saúde: “Morbos e Pecados – A Sífilis em Portugal”
20-07-2018
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está a promover, desde fevereiro,um conjunto de visitas temáticas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que se encontra patente, em Lisboa, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos. A próxima visita decorre já no próximo dia 25 de julho e terá como tema a história do combate à sífilis no nosso país desde o século XVI à época contemporânea.
Morbo gálico, mal napolitano, doença das mil caras, a sífilis, de tão temida que era, teve os mais variados nomes a partir do seu surgimento na Europa em finais do século XV. O primeiro relato de sífilis em Portugal data de 1496 e chega-nos pelo Cancioneiro de Garcia de Resende, sendo que a ausência de conhecimento científico sobre a doença até ao século XX e à descoberta da penicilina explica a penosa luta contra a mesma.
Sabia, por exemplo, que se usava mercúrio no tratamento da sífilis? E o que era a tisana de Assis? Ou a bala mágica de Ehrlich? As respostas a estas e muitas outras questões podem ser encontradas durante a visita “Morbos e Pecados: A Sífilis em Portugal”, que tem participação gratuita mas carece de inscrição prévia através do correio eletrónico museudasaude@insa.min-saude.pt ou do telefone (+351) 217 526 479.
As visitas temáticas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” decorrem no âmbito das celebrações do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e têm como objetivo dar a conhecer um pouco mais sobre a história da saúde, das doenças e dos serviços e das instituições de saúde em Portugal. A participação nestas visitas, que têm uma periodicidade mensal e decorrem sempre a uma quarta-feira, entre as 15:00 e as 17:00, é gratuita, mas carece de inscrição prévia.
Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.
Programa de visitas temáticas
- 25 julho | Morbos e Pecados: A Sífilis em Portugal
- 29 agosto | O Património Artístico da Saúde
- 26 setembro | A Anestesia em Portugal
- 31 outubro | Água, Saúde e Património
- 28 novembro | Das Cercas Conventuais à Farmácia
- 19 dezembro | A Lepra em Portugal
