Monitorização ambiental e biológica para avaliação de risco em saúde

08-03-2018

A criação de locais de trabalho progressivamente mais saudáveis permite proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores, contribuindo decisivamente para a melhoria da saúde pública. Neste contexto, a monitorização ambiental e a monitorização biológica são ferramentas essenciais que permitem antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos para a saúde presentes nos ambientes de trabalho.

A monitorização ambiental consiste na medição e estudo dos agentes presentes no local de trabalho, de forma a avaliar a exposição ambiental e o risco para a saúde, por comparação com referenciais adequados – valores guia/ limite descritos em legislação e normas. Nesta área de trabalho é possível determinar/medir a concentração de agentes químicos, biológicos (bactérias e fungos) e físicos (níveis de ruído, níveis de vibração, níveis de iluminância, parâmetros térmicos e respetivos índices de exposição ao calor – WBGT).

A monitorização biológica de agentes químicos complementa a monitorização ambiental e consiste na determinação dos agentes presentes no local de trabalho, ou dos seus metabolitos, nos tecidos, secreções, excreções, ou numa combinação destes meios biológicos, de forma a avaliar a exposição e o risco para a saúde, comparando os valores medidos com referenciais adequados – Índices biológicos de exposição, referidos em legislação, normas, etc..

A monitorização biológica permite avaliar a exposição total do indivíduo a um determinado agente químico independentemente da via de exposição: respiratória, cutânea e digestiva. Considera as flutuações de concentração no ar e a exposição profissional e não profissional. Permite ainda entrar em linha de conta com a sensibilidade individual ao agente químico em causa, e com o esforço despendido no trabalho, isto é, a ventilação pulmonar que, para a mesma exposição ambiental, faz com que os indivíduos em atividades mais pesadas absorvam maior quantidade do agente do que indivíduos em atividades mais leves.