Médico de Saúde Pública do Instituto Ricardo Jorge integra Conselho Científico da Agência Francesa de Saúde Pública

12-07-2021

Carlos Dias, coordenador do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), integra o Conselho Científico da Agência Francesa de Saúde Pública (Santé Publique France – SPF) durante os próximos quatro anos (2021-2024), após convite e aprovação da candidatura submetida. O Conselho Científico da SPF tem como missão contribuir para a qualidade e a coerência da política científica daquela entidade.

O Conselho Científico da Agência Francesa de Saúde Pública é um dos quatro conselhos que garantem a governança, a qualidade e a coerência da politica científica da agência. Composto por 27 membros, nomeados pelo Diretor-Geral da agência após convite e aprovação das respetivas candidaturas, o órgão tem como objetivo elaborar pareceres acerca das orientações de investigação, peritagem e estudos da Agência Francesa de Saúde Pública, assim como sobre a sua política de parcerias científicas e programáticas.

Apoiar a Direção da Agência na elaboração de procedimentos para candidaturas a projetos, bem como a validação e supervisão do processo de avaliação da atividade científica da SPF, e produção, com base nos resultados obtidos, de recomendações dirigidas à Direção da Agência, são outros dos objetivos do Conselho Científico, para além de dar pareceres sobre a necessidade de constituir comités de peritos.

Carlos Dias ingressou no INSA em 1994 para trabalhar no Departamento de Epidemiologia, área que coordena desde 2008. Médico especialista em Saúde Pública com o grau de consultor e a categoria de assistente graduado sénior, desenvolve trabalho na área da epidemiologia geral e aplicada à Saúde Pública, designadamente no planeamento, implementação, análise e publicação de inquéritos de saúde de base populacional e de registos de doença e lesões.

A monitorização, vigilância epidemiológica e investigação nas áreas das doenças crónicas, determinantes de saúde, anomalias congénitas, lesões e acidentes, e a observação em Saúde Pública são outros dos âmbitos de atividade de Carlos Dias, que mantém ainda interesse na área da administração de saúde da comunidade, planeamento da saúde, sistemas de informação de saúde, saúde pública internacional e políticas de saúde.

imagem do post do Médico de Saúde Pública do Instituto Ricardo Jorge integra Conselho Científico da Agência Francesa de Saúde Pública