MARÇO 2021

01-03-2021

Modelo de autoclave móvel. N.º de inventário: MS.01600.

Modelo de autoclave móvel, objeto construído à escala e utilizado para demonstração e divulgação deste tipo de aparelhos de esterilização.

Na sequência do desenvolvimento da microbiologia, Louis Pasteur (1822-1895) demonstrou a existência de microrganismos, alguns deles responsáveis pela transmissão de doenças. Com o objetivo de proceder à esterilização de objetos, Pasteur e Charles Chamberland (1851-1908) desenvolveram os primeiros esterilizadores utilizando vapor de água sob pressão, capazes de ultrapassar os 120º e, dessa forma, eliminar as bactérias resistentes a temperaturas mais baixas.

Estes aparelhos, designados por autoclaves, permitiram um enorme avanço no mundo hospitalar, nas práticas sanitárias, na medicina e também na investigação laboratorial. Os autoclaves móveis, como o apresentado neste modelo à escala, circulavam pelas ruas das cidades e vilas para se proceder à esterilização de objetos de média e grande escala, por exemplo colchões, constituindo um meio de combate a doenças contagiosas.

O modelo pertenceu à coleção do Museu de Higiene (fundo antigo do Museu da Saúde), criado em 1902, sob a tutela do Instituto Central de Higiene. Em funcionamento até 1952, com um acervo de perto de 1072 objetos, o Museu serviu, durante meio século, para a formação prática dos cursos de medicina e engenharia sanitárias promovidos pelo Instituto Central, tendo também estado regularmente aberto ao público. Votado ao abandono e à dispersão, do acervo do Museu de Higiene sobrevivem 65 objetos e 3 inventários manuscritos nas coleções do Museu da Saúde.

imagem do post do MARÇO 2021