MARÇO 2012
17-03-2012
Cartaz – [Assistência Nacional aos Tuberculosos Sob a Protecção de Sua Magestade a Rainha] – N.º de inventário: MS.CRT.00042
Desenhador: Atelier Jorge Colaço, 1904
Litógrafo: J. Ortega
Trata-se do primeiro cartaz de divulgação da Assistência Nacional aos Tuberculosos (A.N.T.), e data de 1904.
No cabeçalho apresenta as Armas de Portugal e o título.
Em baixo, surge uma figura feminina vestida de branco a qual segura, na mão direita, um recipiente a fumegar, remetendo simbolicamente para o apoio alimentar dado pela A.N.T.
A mão esquerda assenta sobre uma composição central, onde surge o mapa de Portugal e fotografias de várias instituições de assistência, com uma remissiva para o mapa, indicando a sua localização. Esta composição encontra-se intitulada por: Armamento Anti-Tuberculoso em Portugal.
Esta composição central é rodeada de desenhos legendados os quais apresentam imagens de pessoas sãs e pessoas infectadas com o vírus da tuberculose.
A par dos desenhos, apresenta parte dos Estatutos da A.N.T., um quadro com dados estatísticos intitulado Frequência da Tuberculose e, também, textos relativos aos sintomas e profilaxia da doença.
Trata-se de um cartaz de divulgação, quer da A.N.T. enquanto instituição de apoio disseminada pelo país, quer da mensagem de prevenção da doença, contextualizando-se nas fortes campanhas junto da população contra aquele flagelo que atingia Portugal.
De facto, o cartaz foi reproduzido no Boletim da Assistência Nacional aos Tuberculosos n.º 2, de Outubro de 1906, apresentando a seguinte legenda:
«Propaganda – A gravura junta é uma reducção dos cartazes de propaganda da Assistência, que principiaram a ser distribuídos pelas escolas primárias do país, procurando assim levar-se a lucta anti-tuberculosa e pela hygiene até á escola.
Depois seguir-se-ha a distribuição dos cartazes por oficinas, fábricas, etc.».
Referências:
ROSA, Álvaro Barros (1979). Da A.N.T. ao S.L.A.T.: História Sumária da Instituição – 1899-1979, Lisboa: Serviço de Luta Antituberculosa.
AAVV (1906). Boletim da Assistência Nacional aos Tuberculosos, n.º 2, Ano 1, Agosto.
