Laboratório de Análises de Dopagem integrado no Instituto Ricardo Jorge

06-05-2022

O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD), até aqui a funcionar junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), passa agora a estar integrado no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Aprovada pelo Conselho de Ministros, dia 5 de maio, esta integração do LAD numa entidade de reconhecido prestígio consolida os esforços empreendidos por Portugal na luta contra a dopagem, reforçando a imagem do país enquanto Estado defensor da verdade desportiva e garantindo a conformidade do referido Laboratório com a Norma Internacional de Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Portugal tem um longo historial na luta contra a dopagem no desporto e em defesa da preservação da verdade desportiva e da saúde dos praticantes desportivos e, apesar da excelente prestação do LAD no recente processo de reacreditação, a Norma Internacional de Laboratórios da AMA veio estabelecer a obrigatoriedade de, a partir de 2022, todos os laboratórios acreditados pela AMA serem administrativa e operacionalmente independentes de qualquer organização desportiva ou outra tutelada pelo membro do Governo responsável pela área do Desporto.

Assim, de forma a que o LAD possa integrar a lista de laboratórios acreditados pela AMA, é indispensável que o mesmo deixe de funcionar junto do IPDJ, organismo tutelado pelo membro do Governo responsável pela área do desporto. Com esta medida, Portugal dá mais um passo no sentido de garantir a efetiva independência das organizações antidopagem relativamente ao setor do Desporto, indo ao encontro das determinações constantes da Norma Internacional de Laboratórios da AMA.

O fenómeno da dopagem, quer em contexto profissional quer na prática desportiva amadora, representa não só um ataque direto à ética e à integridade desportiva, como constitui um problema de saúde pública, associado aos efeitos manifestamente nefastos que decorrem do uso de substâncias dopantes. A acreditação do LAD, para além de dar visibilidade ao controlo de dopagem efetuado no nosso país e de reforçar a luta contra a dopagem, permite ao Estado deixar de depender de análises encomendadas a laboratórios europeus e, paralelamente, arrecadar receitas de análises de dopagem solicitadas por outros países.

O LAD é uma das entidades nacionais de antidopagem, juntamente com a Autoridade Antidopagem de Portugal e o Colégio Disciplinar Antidopagem. É uma unidade com autonomia técnica e científica que iniciou a sua atividade em 1980 e obteve a sua primeira acreditação em 1987 pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido, continuamente, reconhecida a sua competência a nível nacional e internacional. Desde esse tempo, o laboratório cresceu a par da consciencialização política e social em relação à problemática da dopagem em Portugal e no mundo.

 

imagem do post do Laboratório de Análises de Dopagem integrado no Instituto Ricardo Jorge