Investigador do Instituto Ricardo Jorge na lista dos cientistas mais citados do mundo

19-11-2021

João Paulo Teixeira, coordenador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Saúde Ambiental (DSA) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), integra a “World’s Top 2% Scientists list”, um ranking desenvolvido pela Universidade de Stanford que reúne os investigadores com maior número de citações das suas publicações científicas pelos seus pares.

O investigador do INSA surge entre os mais referenciados na área da Toxicologia, numa base de dados que reúne mais de 100 mil cientistas de topo num total de 22 áreas científicas e de 176 especialidades. Os dados deste ranking foram agora disponibilizados com informação atualizada até ao final do ano de 2020, num trabalho desenvolvido pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) que pode ser consultado aqui.

Segundo João Paulo Teixeira, a presença nesta lista é “um reconhecimento que reflete a estratégia do INSA na investigação e, em particular, a elevada qualidade da produção científica da Unidade de Investigação do DSA, em particular nas áreas da saúde ambiental e ocupacional, qualidade do ar interior, nanomateriais, nanotoxicologia e nanosegurança”.

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, João Paulo Teixeira coordena desde 2005 a Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. Tem ainda sob sua coordenação o Grupo de Epidemiologia Ambiental e Laboratorial da Unidade de Investigação EPIUnit do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. É atualmente vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Toxicologia e, da sua atividade científica, destaca-se a investigação na área dos biomarcadores de diagnóstico e/ou identificação de risco de doença, principalmente nas áreas ambientais e ocupacionais.

imagem do post do Investigador do Instituto Ricardo Jorge na lista dos cientistas mais citados do mundo