Instituto Ricardo Jorge recebe Conselheiro da Embaixada da Coreia do Sul

15-06-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, recebeu, dia 9 de junho, a visita do Conselheiro da Embaixada da República da Coreia em Portugal, Shik Kim, para uma reunião de trabalho a pedido da embaixada sul-coreana. O encontro teve como objetivo estudar formas de cooperação técnica e científica e eventual transferência de conhecimento e tecnologia entre os dois países.

Este pedido de cooperação vem reconhecer o prestígio internacional do INSA, nomeadamente na área das doenças infeciosas, em especial ao nível do diagnóstico laboratorial e da genómica dos vírus SARS-CoV-2 e Monkeypox. A cooperação a desenvolver será agora materializada através de protocolos específicos a celebrar entre os Institutos Nacionais de Referência dos respetivos países.

Na ocasião, o Conselheiro da Embaixada da República da Coreia foi recebido pelo Presidente do Conselho Diretivo, Fernando de Almeida, pelo coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), Jorge Machado, e pela especialista da Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB), Rita Cordeiro.

A UREB é uma unidade do INSA responsável pela coordenação da resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, particularmente no contexto de casos de surtos de infeções por microrganismos emergentes e reemergentes de disseminação natural ou deliberada. Dispõe de diagnóstico laboratorial para mais de vinte agentes infeciosos, entre os quais o vírus Monkeypox.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge recebe Conselheiro da Embaixada da Coreia do Sul