Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre implementação de metodologia de metagenómica

25-05-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), promoveu, dia 17 de maio, nas suas instalações em Lisboa, um seminário sobre a recente implementação no INSA da metodologia de metagenómica. Dirigida a médicos e outros profissionais de saúde da rede hospitalar nacional, a sessão visou apresentar os primeiros resultados deste trabalho, bem como proporcionar um fórum de discussão sobre a aplicabilidade do novo método em diversos contextos clínicos.

Esta tecnologia tem como objetivo a identificação de todo o material genético presente numa amostra colhida de um doente, o que poderá ser, segundo os investigadores, de extrema importância nos casos em que o diagnóstico específico de agentes infeciosos se tenha revelado infrutífero, uma vez que terá, na teoria, a capacidade de detetar ao mesmo tempo todos os agentes infeciosos. Apesar disso, tendo em conta tratar-se de uma metodologia exigente em termos experimentais, demorada e de elevado custo, os especialistas do INSA entendem que esta deverá ser encarada como uma abordagem de último recurso, a aplicar nos casos de elevada gravidade clínica para os quais as metodologias de diagnóstico específico não permitiram a identificação do microorganismo causador da doença.

De acordo com a equipa do Núcleo de Genómica e Bioinformática do DDI do INSA, liderada por João Paulo Gomes, os resultados preliminares apresentados neste seminário deixam antever que a metagenómica poderá constituir uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico complexo, com vista a uma decisão clínica informada. Com este seminário, pretendeu-se ainda debater, com médicos e outros profissionais de saúde da rede hospitalar nacional, as melhores formas de aplicar esta metodologia à realidade de diagnóstico em Portugal.

A nova metodologia de metagenómica do INSA foi desenvolvida no âmbito da iniciativa “Sustainable use and integration of enhanced infrastructure into routine WGS-based surveillance and outbreak investigation activities in Portugal – GENEO”, um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia, através do programa EU4Health, que tem como objetivo melhorar a vigilância genómica de doenças infeciosas. As linhas gerais e específicas deste projeto foram também apresentadas no decorrer desta sessão.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre implementação de metodologia de metagenómica