Instituto Ricardo Jorge promove primeiro congresso internacional sobre alimentação, nutrição e saúde pública

05-08-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge organiza, dia 17 de novembro de 2022, nas suas instalações em Lisboa, a primeira edição do International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH). Sob o tema “Towards a sustainable future”, este congresso multidisciplinar terá como objetivo debater a importância dos sistemas alimentares sustentáveis, nas vertentes da alimentação, nutrição e saúde pública.

Ao longo dos últimos anos, a evidência científica tem demonstrado que existe uma forte relação entre a alimentação, o estilo de vida, e o desenvolvimento precoce de graves problemas de saúde pública, que levam a uma diminuição da qualidade de vida e à mortalidade prematura da população. No ICFNH 2022 serão debatidas questões como a produção e o consumo sustentável de alimentos, as estratégias nutricionais sustentáveis e o impacto da abordagem sustentável da alimentação e da nutrição na saúde pública.

Este congresso contará com intervenções de prestigiados oradores nacionais e internacionais, para além da possibilidade de submissão de comunicações orais e em painel, e é dirigido a todos os interessados nestas temáticas, nomeadamente profissionais de saúde, laboratórios, comunidades académica e científica, e indústria. Através da plataforma INSAForma+, é possível submeter posters/resumos e efetuar a inscrição no evento, com preços que variam desde os 10 euros (para os interessados em participar de forma virtual) até aos 50 euros, para quem quiser estar presente fisicamente na sessão. Há ainda descontos para estudantes, mediante apresentação de comprovativo.

O Departamento de Alimentação e Nutrição é um dos seis departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Desde julho de 2015, é Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove primeiro congresso internacional sobre alimentação, nutrição e saúde pública