Instituto Ricardo Jorge promove palestra na área da parasitologia médica

23-05-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas do seu Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), promove, dia 16 de junho (10:00), uma palestra na área da parasitologia médica. Inicialmente agendada para 3 de março, a iniciativa, que decorrerá em formato online através da plataforma Teams, contará com a preleção de Corrado Minetti, fellow a trabalhar atualmente no DDI no âmbito do ECDC Fellowship em Microbiologia para a Saúde Pública (EUPHEM) coorte 2021.

Esta palestra tem como objetivo apresentar as principais e mais atualizadas ferramentas laboratoriais moleculares e de genotipagem para o diagnóstico de parasitas do sangue e de tecidos humanos, tanto os que são endémicos em Portugal, como a Leishmania sp., bem como aqueles importados, de que são exemplo Plasmodium sp, Filarias, Trypanosoma cruzi e brucei.

A decorrer no período da manhã, a intervenção terá início com uma apresentação teórica, com a duração de cerca de uma hora, à qual se seguirá uma atividade interativa para análise e discussão de vários casos clínicos diagnosticados no Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas do DDI do INSA, demonstrando assim o potencial do uso destas ferramentas no contexto da saúde pública. A participação é gratuita bastando para isso aceder ao seguinte link. No final, será ainda solicitado o preenchimento de um questionário online para o feedback da atividade.

O INSA é, desde 2017, instituição de acolhimento e responsável pelo Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM – European Public Health Microbiology) em Portugal. Integrado desde 2008 no Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção (EPIET – European Programme for Intervention Epidemiology Training), o programa EUPHEM tem como principal objetivo proporcionar formação de ponta em microbiologia aplicada à saúde pública que permitirá aos seus formandos aplicar métodos microbiológicos e epidemiológicos para uma ampla gama de problemas de saúde pública.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove palestra na área da parasitologia médica