Instituto Ricardo Jorge promove nova edição de curso sobre redação de protocolos de investigação

25-06-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, nos dias 26 e 27 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma edição do curso “Redação de protocolos de investigação”. A ação formativa tem como objetivo promover competências de planeamento e desenho de protocolos de investigação epidemiológica, em particular, no âmbito dos estudos observacionais.

Destinada essencialmente a profissionais de saúde, a formação visa dotar os participantes dos conhecimentos iniciais para a execução de um protocolo científico, através de uma forte componente prática dedicada ao planeamento e desenho de estudos observacionais. Os interessados em participar na terceira edição do curso “Redação de protocolos de investigação” deverão efetuar a sua inscrição, até 18 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário.

“Pertinência e estrutura do protocolo de investigação”, “Definição da questão de investigação e dos objetivos de estudo” e “Definição de população alvo, população de estudo e amostra – Cálculo do tamanho da amostra” são os principais temas a abordar durante o primeiro dia da ação formativa. O segundo dia será dedicado ao plano de análise e à apresentação de resultados, assim como a questões éticas relacionadas com os estudos observacionais.

O protocolo é um instrumento fundamental na construção de estudos de investigação epidemiológica, pois a primeira condição para alcançar estudos com validade é a elaboração de um protocolo rigoroso. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove nova edição de curso sobre redação de protocolos de investigação