Instituto Ricardo Jorge promove formação em biossegurança e transporte de substâncias infeciosas em Cabo Verde

21-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promoveu, entre os dias 22 e 26 de agosto de 2022, uma ação de formação nas áreas da biossegurança e do transporte de substâncias infeciosas na Cidade da Praia, Cabo Verde. A iniciativa teve como objetivo dotar profissionais de vários setores de conceitos e informações fundamentais para a proteção contra a exposição e libertação não intencional de microrganismos infeciosos.

Assegurada pelas investigadoras do INSA Sofia Núncio e Isabel Lopes de Carvalho, a formação centrou-se na integridade das amostras e na prevenção de acidentes, como forma de contribuir para minimizar os riscos do transporte de substâncias infeciosas para a saúde pública. Esta atividade é estritamente regulada pelas normas da Organização das Nações Unidas e exige que os remetentes tenham formação adequada, para que possa ser feita de forma eficaz e em conformidade com as normas internacionais vigentes.

Foram alvo desta formação profissionais dos setores da saúde humana, animal e do ambiente das diferentes ilhas de Cabo Verde, que obtiveram conceitos e informações fundamentais nas áreas da biossegurança e da bioproteção, com vista à proteção dos profissionais de saúde, da comunidade em geral e do meio ambiente contra a exposição e libertação não intencional de microrganismos infeciosos.

Responsável pela coordenação da resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, a Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA realiza, desde 2011, formações na área da Biossegurança e Transporte de Substâncias Infeciosas tanto a nível nacional como em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove formação em biossegurança e transporte de substâncias infeciosas em Cabo Verde