Instituto Ricardo Jorge participa no XVII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia

20-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), participou no XVII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) e XL Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, promovidos pela Associação Portuguesa de Epidemiologia e Sociedade Espanhola de Epidemiologia, e que decorreram em San Sebastian, Espanha, entre 30 agosto e 2 de setembro de 2022. A participação incluiu a apresentação de uma comunicação oral, um poster e a moderação de uma sessão de comunicações orais.

A presença do INSA foi assegurada por Carlos Aniceto, Paula Braz e Tatiana Alves, que fizeram uma comunicação oral subordinada ao tema “Anomalias congénitas e exposição ambiental – cálculo da suscetibilidade à poluição atmosférica”, no âmbito do Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC). Os especialistas do INSA apresentaram também um poster respeitante à temática “Acidentes domésticos e de lazer com bicicleta em crianças, durante a pandemia Covid-19, em Portugal”, no contexto do sistema EVITA, e moderaram uma sessão de comunicações orais referentes a lesões por causas externas.

Sob o tema “Desafios do século XXI: meio ambiente, alterações climáticas e desigualdades sociais”, o XVII Congresso da APE abordou os principais problemas da saúde que afetam a população e a importância do conhecimento epidemiológico no controlo e prevenção dos problemas da saúde atuais, de que são exemplo as doenças (re)emergentes que a sociedade enfrenta.

Criada em 1988, a APE tem por objetivo promover o estudo, a discussão e a divulgação da problemática da aplicação e do progresso da epidemiologia na perspetiva de desenvolvimento das ciências da saúde, em particular através da constituição de um fórum para profissionais de diversas formações e setores de atividade com intervenção no domínio da epidemiologia e da promoção de reuniões, conferências e congressos, entre outras ações.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa no XVII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia