Instituto Ricardo Jorge participa na Semana da Ciência & Tecnologia 2021

22-11-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Genética Humana (DGH), participa na edição 2021 da Semana da Ciência & Tecnologia, que decorre entre 22 e 28 de novembro. As atividades a desenvolver consistem num conjunto de ações online destinadas à interação com a população em geral, denominadas Cafés de Ciência, com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo DGH em áreas como a genética humana, as doenças raras e as implicações da pegada humana no nosso ADN.

A primeira iniciativa, terá lugar dia 24 de novembro (14:00), visa promover uma reflexão sobre os efeitos que fatores do ambiente ou substâncias presentes em produtos de consumo ou nos alimentos podem ter no nosso organismo. Essas substâncias, às quais estamos expostos ao longo da vida, induzem a alterações do genoma humano e podem contribuir para o desenvolvimento de doenças hereditárias, infertilidade ou cancro. A um curto vídeo animado sobre o tema seguir-se-á uma conversa com as investigadoras do Laboratório de Toxicologia do DGH Dora Rolo, Fátima Pinto e Célia Ventura.

Também no mesmo dia (15:00), o INSA dará a conhecer uma série de animação criada para ajudar a compreender o que é a Genética Humana. Intitulada “GenAnimatEd”, pretende explicar o que são genes, como funcionam, como são estudados e sobretudo de que formas afetam a saúde humana. As tecnologias, os testes, a investigação e tudo o que é estudado na área da Genética Humana são também abordados nesta série, cujos primeiros episódios estão disponíveis no canal de YouTube do INSA.

O último Café de Ciência promovido pelo DGH, no âmbito da Semana da Ciência & Tecnologia 2021, acontece dia 26 de novembro (15:00), no qual um painel de especialistas responderá a dúvidas do público sobre doenças raras. Apesar de afetarem uma minoria da população, existem cerca de 6 mil as doenças raras já identificadas, pelo que importa compreender a investigação atualmente em desenvolvimento e os testes e a informação disponíveis para o acompanhamento e apoio dos doentes e dos seus cuidadores.

A Semana da Ciência e da Tecnologia 2021 tem como objetivo proporcionar ao público oportunidades de observação científica e de contato pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa na Semana da Ciência & Tecnologia 2021