Instituto Ricardo Jorge participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2023

04-12-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Doenças Lisossomais de Sobrecarga do seu Departamento de Genética Humana, participou na Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorreu entre 20 e 26 de novembro. A atividade desenvolvida incidiu sobre as Doenças Lisossomais de Sobrecarga (DLS), um grupo de doenças genéticas raras, que engloba, atualmente, mais de 60 patologias.

Intitulada “Inovação no estudo de Doenças Lisossomais de Sobrecarga: novos modelos, novas terapias e novos biomarcadores”, a iniciativa, que teve lugar, dia 21 de novembro, no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto, teve como objetivo dar a conhecer à comunidade alguns dos resultados que têm vindo a ser obtidos no âmbito de quatro projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia na área destas doenças.

Além de uma aluna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, participou nesta ação do INSA Porto uma turma de estudantes do 11º ano do Colégio Nossa Senhora da Esperança (Porto). Durante uma manhã, estes jovens assistiram a várias palestras, participaram em diversas atividades laboratoriais e trocaram ideias com os mais jovens colaboradores deste grupo de investigação do INSA, numa sessão de speed dating que visou não apenas discutir as temáticas estudadas neste grupo, como também abordar diferentes percursos profissionais relacionados com a ciência e a tecnologia.

Num ambiente de descontração e boa disposição, houve espaço para todo o tipo de perguntas, com uma participação muito ativa e entusiástica de todos os envolvidos. Os jovens puderam ainda ver e manusear uma série de células modelo, desde fibroblastos de pele a células estaminais, fossem elas naturais ou induzidas em laboratório, assim como experimentar a técnica de PCR e eletroforese e perceber como estas podem ser usadas para avaliar efeitos terapêuticos, além de aprenderem a isolar e quantificar diferentes biomarcadores.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa da Ciência Viva, organizada em torno do Dia Nacional da Cultura Científica, que é celebrado a 24 de novembro como homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, nascido nessa data. Em 2023, a Semana da Ciência agregou mais de 800 atividades gratuitas, em diferentes locais, desde instituições científicas e universidades a museus e centros de ciência, incluindo colóquios, exposições, cafés de ciência ou atividades laboratoriais.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2023