Instituto Ricardo Jorge participa na 14ª Conferência Anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA)

16-11-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), participou na 14ª Conferência Anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), que decorreu entre 10 e 12 de novembro em formato virtual. A participação incluiu intervenções e apresentações de estudos em áreas relacionadas com acidentes domésticos e de lazer em crianças e grupos vulneráveis, durante a pandemia.

A participação do INSA foi assegurada por Tatiana Alves, que integra o Steering Committee da secção Injury Prevention and Safety Promotion da EUPHA, e que participou como oradora na pré-conferência subordinada ao tema “Safety challenges and altered injury patterns in Europe during COVID-19 and beyond”, onde apresentou uma comunicação sobre acidentes domésticos e de lazer em crianças durante a pandemia, com base em dados do sistema EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes), coordenado pelo INSA.

Na ocasião, Tatiana Alves fez também uma comunicação no workshop relativo a “Injury epidemiology, treatment, costs and legislation during the COVID-19 pandemic”, descrevendo os acidentes domésticos e de lazer em grupos vulneráveis durante a pandemia, uma apresentação conjunta com o Instituto de Saúde da Noruega. Para além das comunicações referidas, a especialista do INSA participou ainda com um poster subordinado ao tema “Falls in older people at home and leisure time during the Covid-19 pandemic in Portugal”.

Tatiana Alves, responsável pelo sistema EVITA, foi convidada para integrar, em 2021, o Steering Committee da secção Injury Prevention and Safety Promotion da EUPHA, uma das maiores secções da EUPHA com cerca de mil membros e que diz respeito aos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL). Este convite decorre do trabalho que tem sido desenvolvido no contexto do sistema EVITA, coordenado pelo INSA, através do DEP.

A 14ª Conferência Anual da EUPHA teve como tema principal “Public health futures in a changing world”. Criada em 1992, a EUPHA é uma organização científica internacional, multidisciplinar, que agrega associações de saúde pública de toda a Europa, contando atualmente com 81 membros de 47 países, entre os quais a Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), desde a sua fundação, e a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, desde 2015.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa na 14ª Conferência Anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA)