Instituto Ricardo Jorge participa em workshop internacional sobre Estudos de Dieta Total

21-11-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da Unidade de Observação e Vigilância do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), representou Portugal por convite no “6th International Workshop on Total Diet Studies: Global Developments in TDS”, que decorreu em Berlim nos dias 10 e 11 de outubro. A participação do DAN consistiu na comunicação intitulada “TDS in Portugal – challenges and results”, onde foi apresentado o trabalho desenvolvido no nosso país relativo aos Estudos de Dieta Total (TDS).

Copatrocinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo German Federal Institute for Risk Assessment, o workshop decorreu em formato híbrido e contou com representantes de mais de uma dezena de países, entre os quais Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos, Austrália e China, que apresentaram os seus resultados e desenvolvimentos recentes na área dos TDS. Os TDS são uma ferramenta de Saúde Pública recomendada pela OMS para determinar a exposição da população a substâncias químicas, benéficas e/ou prejudiciais através da alimentação e para avaliar o seu potencial impacto na saúde da população.

Desde o primeiro workshop sobre TDS promovido pela OMS em 1999, foram realizados ao longo dos anos importantes desenvolvimentos neste campo, nomeadamente a otimização dos métodos e a aquisição de conhecimento e experiência, bem como o aumento do número de países com interesse em realizar um TDS. A nível europeu, existiu um grande investimento na harmonização de procedimentos que, ao serem implementados, possibilitaram a avaliação de tendências temporais na exposição das populações a substâncias químicas da dieta e a comparação de resultados entre países.

Este processo de harmonização foi lançado numa iniciativa conjunta entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos e teve continuidade através do projeto TDS-Exposure, financiado pelo sétimo Programa-Quadro da UE. O INSA participou em ambas as iniciativas através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição.

Os TDS são planeados para cobrir a totalidade da dieta e para medir a quantidade de cada substância química de interesse ingerida por uma população ao longo da sua vida (exposição alimentar crónica), usando dados de consumo alimentar, de preferência obtidos ao nível do indivíduo, e analisando laboratorialmente os alimentos tal como consumidos. Combinando os teores de substâncias nos alimentos com os respetivos dados de consumo pela população, podem ser avaliados a ingestão de nutrientes assim como a exposição a contaminantes alimentares das populações e os respetivos riscos associados.

Os resultados de um TDS podem ser tidos em consideração pelos formuladores de políticas, contribuindo para decisões informadas de gestão do risco, para proteger a segurança dos alimentos e a saúde das populações. Os mesmos resultados podem também servir de base para a definição de prioridades de investigação futuras.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em workshop internacional sobre Estudos de Dieta Total