Instituto Ricardo Jorge participa em Reunião Anual da Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal
14-11-2023
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, participou na Reunião Anual da Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal (APDPN), que decorreu, entre os dias 29 e 30 de setembro, no Auditório do Peso da Régua. O encontro teve como objetivo promover o debate e a reflexão sobre temas relacionados com a vigilância obstétrica e partilhar conhecimentos e boas práticas, em prol da saúde das grávidas e dos seus bebés.
A participação do INSA no evento incidiu sobre um dos seus instrumentos que contribuem para a monitorização e a vigilância materno-infantil a nível nacional: o Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC). Na ocasião foi apresentada, pela coordenadora do RENAC, uma comunicação oral intitulada “Evolução do diagnóstico pré-natal em Portugal: dados do Registo Nacional de Anomalias Congénitas entre 2000 e 2019”.
Organizada pela APDPN, esta reunião cientifica envolveu um conjunto de cursos e conferências, promovendo o encontro entre especialistas em Obstetrícia, com diferenciação em Diagnóstico Pré-natal, Genética e diferentes especialidades pediátricas, o que representou um conjunto de oportunidades de excelência para aprendizagem e atualização de conhecimentos, promovendo um espaço de partilha de experiências entre os diferentes profissionais.
Coordenado pelo INSA, o RENAC é um registo nosológico de base populacional que funciona em Portugal desde 1997 e integra a rede europeia de vigilância das anomalias congénitas EUROCAT (European Surveillance of Congenital Anomalies). Este registo visa a monitorização e a vigilância epidemiológica das anomalias congénitas em Portugal, assim como a monitorização de agregados no espaço e no tempo e a investigação dos determinantes, consequências e medidas preventivas destas condições.
