Instituto Ricardo Jorge organiza reunião anual da Parceria Europeia para Avaliação de Risco dos Químicos
16-11-2023
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) organizou, nos dias 26 e 27 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, a reunião anual do workpackage referente às atividades de comunicação, disseminação e estabelecimento de sinergias da Parceria Europeia para Avaliação de Risco dos Químicos (PARC). A iniciativa teve como objetivo avaliar o trabalho já realizado e planear a resposta às necessidades de comunicação e disseminação identificadas no âmbito das diferentes tarefas incluídas na parceria.
Liderado pelos Departamentos de Genética Humana e Epidemiologia do INSA, através das investigadoras Maria João Silva e Sónia Namorado, respetivamente, este workpackage motivou o desenvolvimento de várias atividades na reunião de Lisboa, como a organização de grupos focais e a realização de inquéritos de avaliação da perceção dos cidadãos europeus relativamente à exposição a químicos e risco associado. Na ocasião, houve ainda espaço para a análise às diferentes formas de interação com os Stakeholders Forum e International Board estabelecidos para o projeto e a definição de possíveis vias de promoção de sinergias com atividades e projetos externos.
A reunião contou com representantes de várias instituições europeias envolvidas na PARC, entre as quais o General Chemical State Laboratory (Grécia), a European Environmental Agency (Dinamarca), a Environment Agency Austria (Áustria), a National and Kapodistrian University of Athens (Grécia), o National Center for Public Health and Pharmacy (Hungria) e a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia).
Enquanto entidade colíder da PARC, o INSA é responsável pelo grupo de trabalho dedicado à comunicação, disseminação e sinergias (WP3), que tem como principal objetivo potenciar o impacto da PARC junto de grupos-alvo a nível nacional, europeu e internacional, através da divulgação dos resultados produzidos. Este grupo de trabalho visa ainda promover sinergias e colaborações com outras iniciativas científicas a nível nacional e internacional na área da avaliação de risco.
Contando com um orçamento total de 400 milhões de euros e cofinanciamento do atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte Europa, a PARC teve início em maio 2022 e terá a duração de sete anos, sendo um dos maiores projetos do género atualmente em curso na Europa. Para mais informações, consultar o site ou as redes sociais da PARC (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn).
