Instituto Ricardo Jorge integra projeto europeu de prevenção na área do cancro

24-05-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, integra o projeto europeu “Personalised cancer primary prevention research through citizen participation and digitally enabled social innovation” (4P-CAN). Financiada pelo programa Horizonte Europa 2021-2027 e apresentada oficialmente nos dias 16 e 17 de maio, na Roménia, a iniciativa visa desenvolver um modelo de prevenção personalizada no âmbito do cancro.

No âmbito deste projeto, o INSA tem como missão contribuir para inovações sociais e políticas abrangentes com vista a reduzir os custos económicos dos casos de cancro e criar um novo modelo de desenvolvimento ao nível das medidas de prevenção primária. Para isso, assumirá como tarefas a revisão e síntese de evidência no âmbito da legislação, políticas e vacinação na área do cancro, bem como o desenvolvimento e implementação de um questionário europeu sobre os determinantes individuais na adoção de medidas preventivas do cancro.

Coordenado por um consórcio internacional de investigação de pré-aplicação de medicamentos e tecnologias médicas inovadoras (InoMed), o projeto 4P-CAN tem como finalidade desenvolver um modelo de prevenção personalizada no âmbito do cancro, com foco nas diferenças entre os países da Europa Central e de Leste e na implementação e adoção do Código Europeu Contra o Cancro (ECAC). Além do INSA, inclui como parceiros instituições estatais, não governamentais, de investigação e académicas de vários países das zonas Central, Sul e Leste da Europa.

Ao longo dos próximos quatro anos, o 4P-CAN terá como objetivo identificar os obstáculos à adoção de medidas de prevenção primária do cancro, através do estudo de fatores de risco de cancro como o tabagismo, o consumo de álcool, a inatividade física, o excesso de peso corporal, as infeções por HPV e HBV e a poluição ambiental. O projeto recolherá ainda dados sobre a adesão individual a comportamentos saudáveis em países da Europa Oriental, como a Roménia, a Bulgária, a República da Moldávia, a Macedónia do Norte, o Montenegro e a Ucrânia.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra projeto europeu de prevenção na área do cancro