Instituto Ricardo Jorge integra consórcio de avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19

17-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, integra o consórcio que coordenará o projeto “Vaccine Effectiveness, Burden and Impact Studies of COVID-19 and Influenza” (VEBIS), do qual fazem também parte instituições de França (Epiconcept), Irlanda (Health Protection Surveillance Centre) e Espanha (Instituto de Salud Carlos III e Instituto de Salud Pública y Laboral Navarra). O VEBIS tem como principal objetivo a avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em diversos contextos.

Financiado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), este projeto tem a duração de quatro anos, sendo constituído pelos seguintes eixos: Avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em contexto hospitalar e vigilância de infeções agudas respiratórias; Avaliação da efetividade da vacina contra COVID-19 em profissionais de saúde; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas COVID-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas COVID-19 através de registos eletrónicos; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em contexto de cuidados de saúde primários.

O grupo de trabalho formado pelo INSA e pelos restantes parceiros coordena quatro destes cinco eixos e, adicionalmente, o INSA, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, assume a cocoordenação da componente laboratorial de todos os estudos, em parceria com o Instituto Carlos III de Espanha. Os diferentes projetos a desenvolver no âmbito do trabalho do VEBIS tiveram início em dezembro de 2021.

Através deste consórcio, será dada continuidade às redes já estabelecidas pelo INSA a nível dos cuidados de saúde primários e contexto hospitalar (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Centro Hospitalar Universitário São João, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Tondela Viseu e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), permitindo, entre outros, avaliar a proteção conferida pelas vacinas contra a gripe e COVID-19, bem como o impacto da vacinação a nível nacional.

 

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra consórcio de avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19