Instituto Ricardo Jorge e Associação Portuguesa de Saúde Ambiental celebraram protocolo de cooperação

23-12-2019

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e a Associação Portuguesa de Saúde Ambiental (APSAi) celebraram um protocolo de cooperação e de colaboração em áreas de interesse comum, nomeadamente em projetos de investigação e desenvolvimento e projetos de extensão à comunidade. O acordo estabelecido visa potenciar as atribuições das duas instituições pela complementaridade ou alternatividade dos recursos de que cada uma disponha.

O protocolo celebrado prevê ainda a colaboração formativa em cursos, estágios curriculares ou profissionais, organização de eventos e divulgação, bem como o intercâmbio de informação pedagógica, técnica e científica. O INSA e a APSAi acordaram também utilização recíproca dos equipamentos e instalações de cada instituição de acordo com o respetivo plano de disponibilidades e regulamentos específicos.

A cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu nas instalações do INSA em Lisboa, foi apadrinhada pelo delegado de saúde regional da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, e pelo secretário executivo da Redes dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Félix Rosenberg. O protoloco de colaboração foi assinado pelo presidente do INSA, Fernando de Almeida, e pela presidente da APSAi, Sílvia Silva.

Criada em 1995, a APSAi é uma associação de natureza profissional, representativa dos Técnicos de Saúde Ambiental. Definir o quadro de deontologia profissional e zelar pelo seu cumprimento, exercendo a respetiva ação jurisdicional e promover o aperfeiçoamento e atualização dos seus associados, garantindo a sua qualificação profissional são alguns dos objetivos da APSAI.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Associação Portuguesa de Saúde Ambiental celebraram protocolo de cooperação