Instituto Ricardo Jorge disponibiliza diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 por RT-PCR ao público em geral

23-04-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) passou a disponibilizar, como prestação de serviço ao público em geral, o diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 por RT-PCR, a metodologia de referência e de maior sensibilidade para o diagnóstico da COVID-19. Até à data, o INSA apenas disponibilizava este diagnóstico a laboratórios de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou instituições e entidades com as quais tinha protocolos de colaboração.

A partir de agora, todos os interessados em efetuar um teste laboratorial à COVID-19 (RT-PCR) no INSA, com ou sem requisição médica no contexto do SNS, poderão agendar a sua realização, através do endereço eletrónico agendamento.covid@insa.min-saude.pt, bastando para tal anexar a ficha de identificação do utente devidamente preenchida. No caso de existir requisição médica SNS, o teste não terá qualquer custo para o utente, nas restantes situações será cobrado o valor de entidade convencionada.

A colheita para a realização do teste laboratorial, que carece sempre de agendamento prévio, terá lugar entre as 14:00 e 17:00 (dias úteis), nas instalações do INSA em Lisboa ou no Porto, e o respetivo resultado enviado, por correio eletrónico, para o utente ou seu representante no prazo máximo de 24 horas. Se desejar, o boletim poderá também ser enviado, por email, ao seu médico assistente.

O diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 (por RT-PCR) é realizado em laboratórios hospitalares da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico do SARS-CoV-2, na rede complementar de laboratórios privados, laboratórios de Universidades e Centros de Investigação e outros laboratórios habilitados para o efeito. De entre estes laboratórios, o INSA, através do seu Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, funciona como Laboratório Nacional de Referência.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 por RT-PCR ao público em geral