29-04-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a colaborar com a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) no desenvolvimento do Registo nacional de casos pediátricos de COVID-19 com internamento hospitalar (EPICENTRE.PT). Este registo visa a compilação sistemática e estruturada de informação clínica, laboratorial e epidemiológica sobre os episódios de internamento com infeção por SARS-CoV2 em idade pediátrica.

O registo EPICENTRE.PT permitirá contribuir para o melhor conhecimento da epidemiologia, apresentação, necessidades de cuidados e evolução da doença COVID-19 pediátrica em geral e da neonatal de transmissão vertical e horizontal, assim como identificar particularidades diferenciadoras da infeção ao longo do espectro da idade pediátrica e das vias de transmissão. As entidades responsáveis pelo projeto esperam também identificar fatores preditivos da gravidade da doença, complicações e sequelas, mas também descrever a sua gravidade e evolução.

O EPICENTRE.PT é da responsabilidade clínica das secções de cuidados intensivos pediátricos (Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos) e de neonatologia (Sociedade Portuguesa de Neonatologia) da SPP, em estreita colaboração com o Departamento de Epidemiologia do INSA, que assume a gestão técnica da plataforma de registo online, a liderança na análise de dados e elaboração de relatórios científicos, bem como a articulação com os parceiros internacionais.

Desenvolvida pelo INSA, o acesso à plataforma de inserção de dados online do EPICENTRE.PT é feito através de hiperligação que a Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos e a Sociedade Portuguesa de Neonatologia disponibilizam às unidades de internamento de crianças que expressem o desejo de participar. Podem ser inseridos no registo os episódios de internamento ocorridos em Portugal desde março de 2020, em que tenha sido identificada infeção por SARS-CoV2 com determinados critérios.

O EPICENTRE.PT operacionaliza em Portugal o registo internacional EPICENTRE, promovido pela ESPNIC – European Society for Paediatric and Neonatal Intensive Care, em colaboração com o Murdoch Children Research Institute, da Universidade de Melbourne (Austrália). O registo nacional foi desenvolvido em colaboração estreita com o projeto EPICENTRE, com o qual partilha conteúdos e definições, permitindo vantagens importantes.

Para mais informações sobre o projeto EPICENTRE.PT, clique aqui.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge colabora em registo nacional de casos pediátricos de COVID-19 com internamento hospitalar