Instituto Ricardo Jorge apresenta resultados do estudo da imunidade adquirida pela vacinação contra a COVID-19

09-05-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia e do seu Serviço de Saúde Ocupacional, desenvolveu um estudo prospetivo de coorte a profissionais de saúde vacinados e não-vacinados entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, com o objetivo de comparar dados relativos aos anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 após a vacinação contra a COVID-19. Os resultados deste trabalho serão apresentados amanhã, dia 10 de maio, no Auditório do INSA, em Lisboa.

O estudo da imunidade adquirida pela vacinação contra a COVID-19 em profissionais de saúde do INSA foi implementado durante 12 meses, com o objetivo de estimar a efetividade da vacina contra a COVID-19. Ao longo desse período, uma coorte de 132 profissionais do INSA vacinados e/ou com infeção prévia por SARS-CoV-2 disponibilizou-se a participar ativamente com colheitas de amostras e partilha de informação clínica através de um questionário online.

De acordo com o artigo “Monitoring of SARS-CoV-2 Specific Antibodies after Vaccination”, publicado na revista Vaccines com as principais conclusões do estudo, foi observada uma diminuição em oito vezes do título de anticorpos induzidos pela vacinação COVID-19, ao fim de seis meses da vacinação primária completa, sendo esta diminuição menos acentuada para os anticorpos com capacidade para a neutralização do vírus. A investigação decorreu até fevereiro de 2022, com vista a permitir uma melhor avaliação da correlação entre os títulos dos anticorpos de ligação e os anticorpos neutralizantes do vírus SARS-CoV-2, bem como a avaliação da imunidade induzida pela dose de reforço entretanto disponibilizada aos profissionais participantes no estudo.

A apresentação dos resultados finais, a cargo da equipa de investigação que inclui o Departamento de Epidemiologia, o Departamento de Doenças Infeciosas e o Serviço de Saúde Ocupacional do INSA, terá lugar amanhã, dia 10 de maio, pelas 11 horas, no Auditório do Instituto, em Lisboa. Os interessados em assistir ao evento deverão inscrever-se até dia 9 de maio, através do seguinte link.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge apresenta resultados do estudo da imunidade adquirida pela vacinação contra a COVID-19