Instituto Ricardo Jorge acolhe estágio de técnicos do Instituto Nacional de Investigação em Saúde de Angola

19-05-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas (DDI) e de Genética Humana (DGH), acolheu, entre os dias 2 e 16 de maio, um estágio de um grupo de técnicos do Instituto Nacional de Investigação em Saúde de Angola (INIS). A formação teve lugar no âmbito da cooperação bilateral entre as duas entidades e visou capacitar estes profissionais no domínio da sequenciação genómica.

Ao longo de cerca de duas semanas, os técnicos do INIS dividiram o seu estágio entre o Núcleo de Genómica e Bioinformática do DDI e a Unidade de Tecnologia e Inovação do DGH, tendo começado por adquirir noções teóricas sobre a atividade de sequenciação genómica. Seguiram-se dois dias de formação sobre protocolos de sequenciação, nos quais foram abordados processos como a preparação de bibliotecas e a programação de equipamentos, entre outros, tendo a primeira semana sido concluída com a preparação de amostras positivas de SARS-CoV-2 pelo protocolo de pré-sequenciação (RT-PCR e PCR multiplex).

Nos dois dias seguintes, o estágio dos profissionais do INIS foi centrado na formação prática em sequenciação, através da demonstração do trabalho realizado com o sequenciador MiniON, seguida de formação na plataforma INSaFLU, onde foi feita uma introdução teórica não apenas a esta plataforma mas também à área da Bioinformática. Houve ainda tempo para os formandos conhecerem os projetos INSaFLU, entre os quais o projeto Nextstrain, que permitiu aos investigadores do INSA mapear a dispersão geotemporal do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.

O estágio dos técnicos angolanos abrangeu ainda, além da análise de resultados na plataforma INSaFLU com recurso a dados COVID-19, uma formação específica na plataforma bioinformática TELEVir, utilizada na deteção e monitorização genómica de vírus com potencial impacto na saúde humana e animal, e três dias dedicados à aquisição de conhecimentos relativos aos protocolos empregues na sequenciação de nova geração em equipamentos da marca Illumina.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge acolhe estágio de técnicos do Instituto Nacional de Investigação em Saúde de Angola