Instituto Ricardo Jorge acolhe estágio de técnicos do Instituto Nacional de Investigação em Saúde de Angola
19-05-2023
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas (DDI) e de Genética Humana (DGH), acolheu, entre os dias 2 e 16 de maio, um estágio de um grupo de técnicos do Instituto Nacional de Investigação em Saúde de Angola (INIS). A formação teve lugar no âmbito da cooperação bilateral entre as duas entidades e visou capacitar estes profissionais no domínio da sequenciação genómica.
Ao longo de cerca de duas semanas, os técnicos do INIS dividiram o seu estágio entre o Núcleo de Genómica e Bioinformática do DDI e a Unidade de Tecnologia e Inovação do DGH, tendo começado por adquirir noções teóricas sobre a atividade de sequenciação genómica. Seguiram-se dois dias de formação sobre protocolos de sequenciação, nos quais foram abordados processos como a preparação de bibliotecas e a programação de equipamentos, entre outros, tendo a primeira semana sido concluída com a preparação de amostras positivas de SARS-CoV-2 pelo protocolo de pré-sequenciação (RT-PCR e PCR multiplex).
Nos dois dias seguintes, o estágio dos profissionais do INIS foi centrado na formação prática em sequenciação, através da demonstração do trabalho realizado com o sequenciador MiniON, seguida de formação na plataforma INSaFLU, onde foi feita uma introdução teórica não apenas a esta plataforma mas também à área da Bioinformática. Houve ainda tempo para os formandos conhecerem os projetos INSaFLU, entre os quais o projeto Nextstrain, que permitiu aos investigadores do INSA mapear a dispersão geotemporal do vírus SARS-CoV-2 em Portugal.
O estágio dos técnicos angolanos abrangeu ainda, além da análise de resultados na plataforma INSaFLU com recurso a dados COVID-19, uma formação específica na plataforma bioinformática TELEVir, utilizada na deteção e monitorização genómica de vírus com potencial impacto na saúde humana e animal, e três dias dedicados à aquisição de conhecimentos relativos aos protocolos empregues na sequenciação de nova geração em equipamentos da marca Illumina.
