Inquérito Serológico Nacional reforça recrutamento de participantes no Alentejo
30-06-2016
O Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016, promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, passou a contar com o apoio do Hospital José Joaquim Fernandes (Beja) e do Hospital Espírito Santo (Évora) para reforçar o recrutamento de participantes na zona do Alentejo. O ISN tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.
O Hospital José Joaquim Fernandes (Beja), pertencente à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, e o Hospital Espírito Santo (Évora) estão a apoiar o Instituto Ricardo Jorge no recrutamento de participantes para o Inquérito Serológico Nacional (ISN) na região do Alentejo. Além dos laboratórios parceiros do ISN, colaboram nesta iniciativa outros laboratórios de análises clínicas e os Serviços de Saúde das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamento de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, o ISN 2015-2016 é o 3º inquérito a ser realizado em Portugal e o primeiro que abrange todo o território nacional. Este estudo vai permitir conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), bem como a prevalência de alguns agentes infeciosos virais e bacterianos com impacto e relevância em saúde pública, associados a infeções sexualmente transmissíveis.
Por rotina, a avaliação do PNV é feita através do cálculo das coberturas vacinais e da monitorização da incidência das doenças evitáveis pela vacinação. Contudo, é importante que estas avaliações sejam complementadas periodicamente com estudos serológicos de base populacional os quais permitem conhecer a imunidade a título individual, sendo necessário para tal fazer uma análise ao sangue e verificar se existem determinados anticorpos, processo que se denomina de “avaliação do estado imunitário”.
O último ISN foi realizado em 2001-2002 mas apenas no território de Portugal Continental. Atualmente encontra-se a decorrer o recrutamento de participantes em todo o país, mas também já início, em abril de 2016, os testes laboratoriais.
O ISN 2015-2016 tem um financiamento de cerca de setecentos mil euros, dos quais 85 por cento são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública dos EEA Grants, e 15% pelo Estado Português. Os EEA Grants (European Economic Area Grants) destinam-se a apoiar iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.
Para mais informações, consulte a área do Inquérito Serológico Nacional 2015-2016.
