Inquérito Serológico Nacional: Parceiro dos EEA Grants visita Instituto Ricardo Jorge

28-09-2016

Duas responsáveis do Instituto de Saúde Pública da Noruega, entidade parceira dos EEA Grants (European Economic Area Grants), estiveram, dia 14 de setembro, no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para uma reunião de acompanhamento sobre o Inquérito Serológico Nacional. Este estudo visa conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.

O Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, recebeu, dia 14 de setembro, a visita de duas responsáveis do Instituto de Saúde Pública da Noruega, entidade parceira dos EEA Grants (European Economic Area Grants). Susanne Dudman e Regine Barlinn deslocaram-se ao Instituto para participar numa reunião de acompanhamento sobre o Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016.

Nesta reunião, conduzida pela coordenadora do ISN 2015-2016, Paula Palminha, foi feito um ponto de situação do projeto que se encontra atualmente a decorrer, nomeadamente sobre o recrutamento de participantes em todo o País e o início do trabalho laboratorial. As duas responsáveis tiveram ainda a oportunidade de conhecer a equipa do ISN 2015-2016 e visitar os laboratórios do Instituto Ricardo Jorge envolvidos neste estudo.

Promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamento de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, o ISN 2015-2016 tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), bem como a prevalência de alguns agentes infeciosos virais e bacterianos com impacto e relevância em saúde pública, associados a infeções sexualmente transmissíveis. Este é o 3º inquérito a ser realizado em Portugal mas o primeiro a abranger todo o território nacional.

O ISN 2015-2016 tem um financiamento de cerca de 700 mil euros, dos quais 85 por cento são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública dos EEA Grants, e 15% pelo Estado Português. Os EEA Grants (European Economic Area Grants) destinam-se a apoiar iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

Para mais informações, consulte a área do Inquérito Serológico Nacional 2015-2016.

imagem do post do Inquérito Serológico Nacional: Parceiro dos EEA Grants visita Instituto Ricardo Jorge