Infográfico INSA: Obesidade Infantil

19-10-2021

Para uma melhor disseminação de resultados obtidos sobre vários tópicos relacionados com a saúde dos portugueses, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, disponibiliza um infográfico sobre a obesidade infantil. O infográfico apresentado tem como fonte de dados o Sistema de Vigilância Nutricional Infantil − COSI Portugal, referente às crianças no 1º Ciclo de Ensino Básico residentes em Portugal em 2019, dos 6 aos 8 anos de idade.

Em 2019, 11,9% das crianças apresentavam obesidade e 29,7% excesso de peso (incluindo obesidade). Entre 2008 e 2019, verificou-se uma redução de 8,2 pontos percentuais na prevalência de excesso de peso infantil (37,9% para 29,7%) e de 3,4% na obesidade infantil (15,3% para 11,9%), permitindo a Portugal passar do 2º país europeu com maior prevalência de excesso de peso infantil para o 14º.

Entre 2008 e 2019, todas as regiões portuguesas apresentaram uma diminuição na prevalência de excesso de peso (incluindo obesidade), sendo que esta diminuição foi mais acentuada nas regiões dos Açores e Centro, com um decréscimo de cerca de 10 pontos percentuais. De salientar ainda que a prevalência de excesso de peso em Portugal continua a afetar 1 em cada 3 crianças, sendo superior em crianças com 8 anos de idade e semelhante entre rapazes (29,6%) e raparigas (29,7%).

O COSI Portugal teve início em 2008 e é coordenado cientificamente pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, em articulação com a Direção-Geral da Saúde e com a colaboração, a nível regional, de todas as Administrações Regionais de Saúde e das Direções Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Integrado na rede europeia da Organização Mundial da Saúde, este sistema tem como objetivo a vigilância e monitorização do estado nutricional infantil a cada 3 anos. Este infográfico está disponível, em acesso aberto, em português e em inglês.

Este infográfico está disponível, em acesso aberto, em português e em inglês.

 
Infográfico – Obesidade Infantil Infographic – Childhood Obesity

 

imagem do post do Infográfico INSA: Obesidade Infantil