HOSPITAL JOAQUIM URBANO (1884-2004)

19-12-2016

Exposição temporária dedicada ao Hospital Joaquim Urbano. Inclui uma publicação editada no contexto das comemorações dos 120 anos do hospital e fotos dos seus três núcleos museulógicos.Esta publicação constitui um guião sobre a exposição “Corpo Biológico – Corpo Social” que decorreu no Porto, entre Março e Maio de 2004, e que ilustrou a história e evolução do Hospital Joaquim Urbano durante mais de um século de existência.

Consultar os painéis da exposição.

NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS DO HJU

Uma máquina de lavar a vapor e uma máquina de secar do século XIX funcionaram em pleno e asseguraram o tratamento da roupa do HJU até o ano passado, quando a lavandaria foi reapetrechada. Ver roteiro.

Especial destaque merecem dois outros núcleos, o gabinete administrativo e a velha farmácia do hospital onde ainda persistem nos frascos que estão nos expositores as substâncias farmacológicas do final do séc. XIX, bem como uma série de apetrechos para manufacturar comprimidos e supositórios.

imagem do post do HOSPITAL JOAQUIM URBANO (1884-2004)