Grupo coordenador do INSEF reúne-se no Instituto Ricardo Jorge

01-10-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promoveu, dia 27 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma reunião do Grupo Coordenador do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). A iniciativa teve como principal objetivo fazer um ponto de situação em relação à utilização dos dados e amostras do INSEF 2013-2016 e à divulgação dos resultados obtidos.

O encontro visou ainda obter feedback das sete Regiões que participaram neste Inquérito no que respeita à utilização da informação gerada pelo INSEF 2013-2016 no planeamento em saúde e à utilização das bases de dados regionais geradas pelo INSEF 2013-2016. A realização de estudos futuros foi outro dos assuntos abordados na reunião, que contou com a presença da equipa executiva do Instituto Ricardo Jorge e dos pontos focais das regiões.

Promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o primeiro INSEF foi desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa. Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.

Este Inquérito teve como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue. O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública.

imagem do post do Grupo coordenador do INSEF reúne-se no Instituto Ricardo Jorge