EXPOSIÇÃO SOBRE O INSTITUTO DE MALARIOLOGIA DE ÁGUAS DE MOURA

24-12-2016

O Museu da Saúde associou-se ao 1.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical, realizado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) de 21 a 24 de Abril de 2012.O Museu da Saúde associou-se ao 1.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical, realizado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) de 21 a 24 de Abril de 2012. A exposição inaugurou no dia 21 de Abril e esteve patente ao público até dia 16 de Maio.

No âmbito dessa temática, apresentou uma exposição dedicada ao tema da Malária através de um conjunto de peças do 1.º Pólo do Museu, inaugurado em Agosto de 2009 no Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas Francisco Cambournac (CEVDI), localizado em Águas de Moura (Palmela), Núcleo Museológico dedicado à erradicação da Malária e ao importante papel que o antigo Instituto de Malariologia desempenhou no combate à doença.

Do importante acervo do Núcleo Museológico de Águas de Moura deu-se especial destaque às peças diretamente relacionadas com a atividade do Prof. Francisco Cambournac (1903-1994), professor e diretor do Instituto de Malariologia de Águas de Moura e do Instituto de Medicina Tropical, presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Sanitária e da Sociedade de Medicina Tropical.

A exposição apresentou algumas peças de relevo como a Maleta para consulta domiciliária ou trabalho de campo ou a Sacola médica de campo, utilizadas por Francisco Cambournac. Formando um conjunto coerente, foram apresentados diversos objetos relacionados com os estudos de entomologia e com as consultas médicas à população local, formando dois pequenos núcleos temáticos.

Maleta para consulta
domiciliária ou trabalho
de campo
Sacola médica de campo Estojo de colheita e transporte
de insetos doentes

 

Preparações microscópicas Rede para captura de
gambusias
Espátula triangular; Lanceta,
Porta agulhas

 

Termómetros de
máxima e mínima
Termómetros

 

imagem do post do EXPOSIÇÃO SOBRE O INSTITUTO DE MALARIOLOGIA DE ÁGUAS DE MOURA