Especialista do Instituto Ricardo Jorge na área do Vírus do Papiloma Humano recebe prémio de melhor comunicação poster
08-09-2023
Raquel Rocha, especialista da Unidade de Infeções Sexualmente Transmissíveis do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na área do Vírus do Papiloma Humano (HPV), recebeu o prémio de melhor comunicação poster no 25th Annual Meeting of the European Society for Clinical Virology, que decorreu entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Milão, Itália. A distinção foi atribuída ao trabalho intitulado “What happens in HPV-vaccinated young portuguese women?“.
O trabalho premiado é o primeiro estudo efetuado em Portugal na população jovem feminina vacinada para o HPV, em colaboração com médicos e enfermeiros de hospitais e unidades de saúde familiares do país, pertencentes ao grupo de estudo da vacina do HPV. A comunicação de Raquel Rocha apresenta os resultados da identificação dos genótipos do HPV circulantes em Portugal, na população feminina vacinada, com atividade sexual ativa.
Os mais de 200 genótipos de HPV identificados encontram-se classificados consoante o seu potencial oncogénico em genótipos de baixo risco e de alto risco, bem como em genótipos de possível alto risco, de provável alto risco e de risco indeterminado. Os genótipos de HPV de alto risco são responsáveis por cerca de 99,7% dos casos de cancro do colo do útero, sendo os mais comuns os genótipos HPV 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
Portugal, comparativamente com outros países europeus, apresenta uma taxa de cobertura vacinal elevada, estando desde 2008 a vacina tetravalente incluída no Plano Nacional de Vacinação (PNV). No início de 2017, a Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a introdução no PNV da vacina nonavalente (em vez da tetravalente), mantendo o mesmo esquema vacinal.
A infeção por HPV é uma das infeções mais comuns transmitidas sexualmente, constituindo um problema de saúde pública com elevada morbilidade e mortalidade na população feminina. Anualmente estima-se que existam cerca de 528 mil novos casos de cancro por HPV, sendo este o quarto cancro mais comum na população feminina a nível mundial.
