Diretor do programa de “fellowship” do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças elogia Instituto Ricardo Jorge

08-09-2023

Adam Roth, diretor do Fellowship Programme do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), agradeceu ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) por toda a “organização e apoio” à ação formativa que decorreu, entre 28 de agosto e 1 de setembro, nas instalações do INSA, em Lisboa. Enaltecendo as condições e infraestruturas disponibilizadas, o dirigente referiu ainda a importância do “contacto com os profissionais ligados à vigilância laboratorial em Portugal” para os fellows deste programa do ECDC.

Em jeito de balanço, Adam Roth falou deste módulo como “o maior já realizado pelo Fellowship Programme do ECDC”, tendo a entidade reunido no INSA as coortes de 2021 e 2022 dos fellows EPIET e EUPHEM, coordenadores e supervisores do programa, incluindo alumni nacionais e internacionais, e ainda alunos do programa de epidemiologia de campo dos países do Mediterrâneo e do Mar Negro (MediPIET), num total de 120 pessoas. O responsável pelo programa destacou também “a oportunidade de os fellows trazerem o seu trabalho e de trocarem impressões entre si” e o facto da iniciativa “não ser uma formação académica” e se “dedicar ao trabalho concreto e às reais necessidades de cada instituição” como as grandes mais-valias deste projeto.

Sobre o módulo formativo, o responsável do ECDC disse ainda que “a partilha e a comunicação eficazes do trabalho científico, o dar e receber feedback sobre os trabalhos apresentados e a revisão entre pares são as principais competências que pretendemos desenvolver”. O objetivo último é, nas palavras de Adam Roth, “confirmar se os trabalhos científicos em apreciação são suficientemente robustos para suportar as políticas de saúde das respetivas instituições”.

O Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção (EPIET – European Programme for Intervention Epidemiology Training) foi criado em 1995 com o objetivo de promover uma rede de epidemiologistas de campo altamente qualificados na União Europeia, aumentando o conhecimento especializado e reforçando a resposta e a capacidade de vigilância e controlo de doenças transmissíveis, fortalecendo assim a Saúde Pública nos Estados-membros da UE e ao nível do Espaço Económico Europeu. Em 2006, o EPIET foi integrado nas atividades principais do ECDC, tendo o programa expandido em 2008 a formação para a componente da microbiologia, com a criação do Programa EUPHEM.

imagem do post do Diretor do programa de “fellowship” do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças elogia Instituto Ricardo Jorge