DEZEMBRO 2021

10-12-2021

Modelo de ventilador. N.º de inventário: MS.00173.

Produção: Thomas & William Farmiloe Ltd.

Modelo de chaminé de ventilação, criado pela companhia inglesa C. Kite & Co. Apresenta base cúbica, com diversas aberturas nas várias faces, encimada por uma forma cónica.

Os conhecimentos de microbiologia, alcançados no século XIX, permitiram compreender a origem de várias endemias e pandemias caudadas por infeções de transmissão aérea. No âmbito das medidas sanitárias desenvolvidas à época, foram criados diferentes modelos de ventiladores para arejamento dos espaços e que permitiam a entrada de ar em ambientes fechados, procurando, deste modo, tornar os espaços mais salubres.

O presente modelo pertenceu à coleção do Museu de Higiene (fundo antigo do Museu da Saúde), criado em 1902, sob a tutela do Instituto Central de Higiene, atual Instituto Nacional de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Em funcionamento até 1952, com um acervo de perto de 1072 objetos, o Museu de Higiene serviu, durante meio século, para a formação prática dos cursos de medicina e engenharia sanitárias promovidos pelo Instituto Central, tendo também estado regularmente aberto ao público. Votado ao abandono e à dispersão, do acervo do Museu de Higiene sobrevivem 65 objetos e três inventários manuscritos nas coleções do Museu da Saúde.

 

imagem do post do DEZEMBRO 2021