Curso “Ética na investigação científica”

08-02-2024

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Conselho Científico do INSA, promove, entre os dias 27 de fevereiro e 26 de março, o curso “Ética na investigação científica”. Tendo como fios condutores a ética e a investigação científica, a  ação formativa, que decorre em formato online, visa abordar um conjunto de matérias, que, independentemente, da área do projeto do estudo, podem colocar dilemas éticos ao investigador principal e à sua equipa no plano operacional.

A iniciativa tem como objetivo capacitar as pessoas que participem no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação que desenvolvam, e do grau académico que possuam, com o conhecimento essencial que lhes permita encontrar as soluções mais adequadas às questões que, em cada caso, venham a ser suscitadas.

Neste contexto serão abordados temas de natureza basicamente enquadradora e carácter transversal, entre os quais a Bioética como a ciência como um bem público global, os aspetos legais e éticos da informação ao participante e do consentimento, os biobancos e ainda a integridade científica e os conflitos de interesses. A par destas matérias, serão também analisados temas mais específicos como: ética e ambiente, a genética na vertente do essencialismo e do excecionalismo, bem como centrada nos dilemas éticos societários, e a regulação farmacêutica.

Todas as sessões são independentes e será emitido certificado aos formandos que assistam a 80% das sessões e participem nas dinâmicas online propostas. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, até 20 de fevereiro, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a Plataforma de e-Learning do INSA.

imagem do post do Curso “Ética na investigação científica”