Coordenadora da Rede Médicos Sentinela participa em programa da RTP2 sobre cuidados com o frio

30-10-2018

A coordenadora da Rede Médicos Sentinela, sistema de observação e vigilância em saúde gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi uma das convidadas da edição de 23 de outubro do programa “Sociedade Civil”, emitido na RTP2, subordinado ao tema “Cuidados com o Frio”. Ana Paula Rodrigues explicou algumas das recomendações gerais para prevenir os efeitos do frio na saúde, em particular nas pessoas que se incluam nos grupos vulneráveis, sublinhando a importância da vacinação contra a gripe.

A Rede Médicos Sentinela é um instrumento de observação em saúde que existe desde 1990 que tem como principais objetivos fazer investigação clínica, estimar taxas de incidência anuais de algumas doenças e contribuir para a vigilância epidemiológica da população portuguesa. Esta rede é constituída por médicos de Medicina Geral e Familiar de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, que a integram a título voluntário.

Os dados obtidos pela Rede Médicos Sentinela têm ajudado a desenvolver a componente clínica da vigilância integrada da gripe e contribuído para as estimativas de incidência de vários problemas de saúde dos portugueses como a diabetes mellitus, o acidente vascular cerebral ou depressão. As taxas de incidência estimadas por esta rede de médicos são em muitas situações os únicos dados de incidência relativos a estes problemas de saúde disponíveis no nosso país, razão pela qual algumas das situações se têm mantido em notificação ao longo do tempo, aportando um importante contributo à vigilância epidemiológica.

Por exemplo, relativamente à gripe, a informação sobre gripe obtida pelos Médicos Sentinela é enviada, semanalmente, para a “European Influenza Surveillance Network” para dar a conhecer a situação da atividade gripal na Europa, e assim, identificar precocemente eventuais surtos nos países participantes. Mas são produzidos igualmente uma série de outros estudos e indicadores e as séries de relatórios epidemiológicos elaborados, para além de um importante registo de informação que permite conhecer a evolução das doenças ou problemas de Saúde Publica em Portugal, refletem o percurso institucional da luta contra estas epidemias e as personalidades que pelo seu empenho e rigor científico marcaram o desenvolvimento destes domínios.

Para visualizar o Programa Sociedade Civil, emitido na RTP2, subordinado ao tema “Cuidados com o Frio”, clique aqui.

imagem do post do Coordenadora da Rede Médicos Sentinela participa em programa da RTP2 sobre cuidados com o frio