Conheça as farmácias onde pode realizar um teste rápido de antigénio (TRAg) gratuito

07-07-2021

Desde o dia 1 de julho que é possível realizar testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos. A medida estabelece um regime excecional e temporário de comparticipação de TRAg de uso profissional e prolonga-se pelo prazo de um mês, eventualmente renovável, com o objetivo de intensificar a utilização dos testes para deteção do SARS-CoV-2 por parte da população, e contribuir para reforçar o controlo da pandemia de COVID-19.

A Portaria n.º 138-B/2021 estabelece ainda que cada utente poderá fazer até quatro testes gratuitos por mês, não se aplicando aos utentes que têm o certificado de vacinação (que ateste o esquema vacinal completo) ou o certificado de recuperação, nem aos menores de 12 anos. O diploma estabelece o valor de dez euros como preço máximo para efeitos de comparticipação.

Os testes apenas poderão ter lugar nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas pela Entidade Reguladora de Saúde. Pode consultar aqui a listagem de farmácias de oficina que realizam testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

O plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal pretende contribuir para o controlo da epidemia da COVID-19 no País, através da promoção da testagem para SARS-CoV-2, sobretudo na identificação precoce de casos assintomáticos de forma ativa, como resultado de uma testagem intensificada e dirigida, complementada com a criação de todas as oportunidades de testagem, com o envolvimento interinstitucional.

Notícia atualizada a 13/07/2021 com link de lista de farmácias disponibilizada pelo Infarmed.

imagem do post do Conheça as farmácias onde pode realizar um teste rápido de antigénio (TRAg) gratuito